estudante
BRASILIA
Câncer de mama
Como são as mamas?
As mamas (ou seios) são glândulas e sua função principal é a produção de leite. Elas são compostas de lobos que se dividem em porções menores, os lóbulos, e ductos, que conduzem o leite produzido para fora pelo mamilo.
Como todos os outros órgãos do corpo humano, também se encontram nas mamas vasos sanguíneos, que irrigam a mama de sangue, e os vasos linfáticos, por onde circula a linfa. A linfa é um líquido claro que tem uma função semelhante ao sangue de carregar nutrientes para as diversas partes do corpo e recolher as substâncias indesejáveis. Os vasos linfáticos se agrupam no que chamamos de gânglios linfáticos, ou ínguas. Os vasos linfáticos das mamas drenam para gânglios nas axilas (em baixo dos braços) na região do pescoço e no tórax.
Câncer de mama
Definição:
Também conhecido como neoplasia mamária é o crescimento rápido e desordenado de células, resultado da interação de fatores genéticos com estilo de vida, hábitos reprodutivos e meio ambiente, que se apresenta de múltiplas formas clínicas e morfológicas, com diferentes graus de agressividade tumorais e metastáticos. Dependendo do local que ele acomete temos um tipo de câncer, essa classificação diz respeito ao local da mama onde se originou o tumor seja ductal( nos ductos mamários) ou lobular (lóbulos mamários) ou poderá também ser in situ ou invasor essa classificação indica se ele está contido num ponto específico da mama ou se já começou a se espalhar pelo órgão.
Carcinoma Ductal - Se origina nas célullas dos ductos mamários, ele pode ser in situ, quando não passa das primeiras camadas de célula destes ductos, ou invasor, quando invade os tecidos em volta.
Carcinoma Lobular- Se origina nas células dos lóbulos mamários. Os cânceres que começam nos lóbulos da mama e são menos comuns que o primeiro. Este tipo de câncer muito freqüentemente acomete as duas mamas.
O Carcinoma