BOA NOTas
São todos os bens e direitos de propriedade da entidade, que são avaliáveis em moeda e que representam benefícios presentes ou futuros.
Segundo o art. 179 da Lei nº. 6.404/ 07 as contas serão classificadas do seguinte modo:
I - no ativo circulante: as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subseqüente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte:ATIVO CIRCULANTE
DISPONIVEL
CAIXA
DEPÓSITOS BANCÁRIOS
CRÉDITOS
DUPLICATAS A RECEBER
CLIENTES
DEVEDORES POR NOTAS FISCAIS
CREDIARISTAS
ADIANTAMENTOS CONCEDIDOS
ESTOQUES
MATÉRIA PRIMA
PRODUTOS EM ELABORAÇÃO
PRODUTOS ACABADOS
MERCADORIAS
DESPESAS ANTECIPADAS
SEGUROS A VENCER
2.1.1 Ativo Circulante
São classificadas as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social seguinte e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte.
Disponibilidades: correspondem ao dinheiro em caixa e em bancos, bem como os valores equivalentes, como cheques em mãos e em trânsito (recursos com livre movimentação para aplicação nas operações da empresas e sem restrições de uso imediato) e aplicações em títulos de liquidez imediata.
(+) Caixa
(+) Depósitos Bancários a Vista
(+) Numerário em Trânsito
(+) Aplicações de Liquidez Imediata
(=) Disponível
Créditos
Clientes
Compreende os valores a receber decorrentes das vendas efetuadas pela empresa. Eventualmente, no caso das empresas prestadoras de serviços, podem ser inclusos os serviços já prestados e ainda não faturados. Exemplo: duplicatas a receber.
Provisão para créditos de liquidação duvidosa
É constituída para cobrir as prováveis perdas decorrentes do não recebimento de créditos, tais como de duplicatas a receber.
Estoques
Compreende produtos e materiais de propriedade da empresa. Exemplo: Estoque de Produtos Acabados, Mercadorias para Revenda, Produtos em Elaboração, Materiais, Mercadorias em Trânsito, Provisão para