MASP
Nome da exposição Candido Portinari – Séries Bíblicas e Retirantes
Descrição do local As obras do pintor brasileiro Candido Portinari estavam expostas no 2° subsolo do MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, um dos principais museus de arte do Brasil. Com um perfil de Centro Cultural, possui espaços diferenciados para realização de exposições temporárias que apresentam os mais variados temas: exposições nacionais e internacionais de arte contemporânea, fotografia, design e arquitetura se revezam durante o ano, trazendo ao público um universo de imagens. Localizado na Avenida Paulista, o preço para visitação dessa exposição é R$15 o ingresso inteiro e R$7 para estudantes.
Descrição da exposição A exposição conta com onze telas, oito da Série Bíblica, com grandes dimensões que ilustram passagens do Velho e do Novo Testamento. As outras três da série Retirantes, produzida entre 1944 e 1945, que deixam de lado o estilo da série anterior em busca de outra linguagem, influenciada pelos expressionistas mexicanos que pintavam grandes murais.
Impressão pessoal sobre o local e exposição Estar diante das telas de Portinari na exposição é lindo, incrível e incomoda. A curadoria da exposição divide-se em duas séries que foram realizadas na década de 40, considerado o período mais engajado do pintor brasileiro.
A primeira, intitulada Séries Bíblicas retrata algumas famosas histórias do Velho e Novo Testamento de maneira muito “contemporânea”, que só um artista com uma busca estética e ideológica ímpar como Portinari poderia explorar. Fica evidente a influência de Picasso nas pinturas dessa série, como foi declarado pelo próprio pintor. O estilo cubista, a utilização monocromática das cores e, acima de tudo, a representação do sofrimento humano.
A segunda, intitulada Retirantes, conta com três das cinco telas dessa série, e é possível perceber o momento em que Portinari se liberta da