Sistemas mecânicos
a. Redutor:
Redutor de velocidade é um dispositivo mecânico que reduz a velocidade (rotação) de um acionador. Seus principais componentes são basicamente: Eixos de entrada e saída, rolamentos, engrenagens e carcaça. O redutor de velocidade é utilizado quando é necessária a adequação da rotação do acionador para a rotação requerida no dispositivo a ser acionado. Devido às leis da física, quando há redução da rotação, aumenta-se o torque disponível.
b. Mancais:
Dispositivo fixo fechado, em geral de ferro ou de bronze, sobre o qual se apoia um eixo girante, deslizante ou oscilante. Mancal é uma parte da estrutura mecânica destinada a comportar um eixo (móvel ou fixo). Os mancais que seguram eixos móveis são dotados de partes móveis que ajuda este realizar sua tarefa.
c. Rolamentos:
Um rolamento é um dispositivo que permite o movimento relativo controlado entre duas ou mais partes. Serve para substituir a fricção de deslizamento entre as superfícies do eixo e da chumaceira por uma fricção de roladura. Compreende os chamados corpos rolantes, como bolas, rodízios, etc., os anéis que constituem os trilhos de roladura e a caixa interposta entre os anéis. Todos estes elementos são de aço combinado com crómio e as suas dimensões estão submetidas a um sistema de normalização.
d. Polias e Correias:
Polias são elementos mecânicos circulares, com ou sem canais periféricos, acoplados a eixos motores e movidos por máquinas e equipamentos. As polias, para funcionar, necessitam da presença de vínculos chamados correias. Quando em funcionamento, as polias e correias podem transferir e/ou transformar movimentos de um ponto para outro da máquina. Sempre haverá transferência de força.
e. Engrenagens e Correntes:
A engrenagem é um elemento mecânico composto de rodas dentadas que se liga a um eixo, o qual imprimem movimentos.
f. Acoplamentos:
Acoplamentos, em mecânica e engenharia mecânica, é uma conexão ou interação entre dois sistemas, mediante o que