Handbook of Analytical Chemistry
01 – Como os autores denominam o ramo da química analítica aplicável diretamente aos processos produtivos?
O ramo da química analítica aplicável diretamente aos processos produtivos são denominados com Processos Químico Analítico (PAC). Em que o PAC é a aplicação e suporte de técnicas e equipamentos de análises químicas adaptadas para uso direto em processos produtivos. A diferença entre o método fundamental e outros métodos que podem ser usados em laboratórios é em questão a adaptação dos métodos e instrumentação para produzir informações realmente desejadas enquanto produz com menor ou nenhuma intervenção humana.
02 – Cite algumas vantagens que os autores colocam para a utilização de analisadores de processos (PAC)?
O PAC produz um aumento no volume de informações em um curto espaço de tempo, com maior frequência e rapidez. Diminuem o tempo de logística e amostragem, fazendo com que se tenha uma otimização dos processos com ganhos associados em produtividade e qualidade. Com estes processos as amostras que apresentam o risco de degradação têm melhores resultados com o PAC, muitas vezes possibilitando a análise pelo volume e tempo de amostragem diminuido.
03 – Destaque os elementos chaves para o sucesso na implantação de análises em processos.
-Definir de maneira clara os requisitos necessários ao sistema tendo como objetivo torná-lo satisfatório;
-Selecionar cuidadosamente a amostragem, método e instrumentação que serão utilizados;
-Examinar a confiabilidade do sistema e planejar a calibração, detecção de falhas e back-ups;
-Justificar o bom resultado para o sistema;
-Comprometimento da manutenção do sistema.
04 – Quando procuramos uma solução analítica para um determinado processo, alguns fatores devem ser levados em consideração. Quais são evidenciados pelos autores?
Os fatores