Masp
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) localiza-se na avenida Paulista, na cidade de São Paulo, no Brasil. Um dos mais importantes espaços culturais do país, é popularmente conhecido pelo edifício de arquitetura arrojada que abriga as suas instalações, famoso ícone da capital paulista.
Instituição particular sem fins lucrativos, o museu notabiliza-se pelo extraordinário acervo reunido desde sua fundação em 1947. Reconhecida internacionalmente por sua qualidade e diversidade, a coleção do MASP é considerada a mais importante da América Latina, com obras que abrangem da Antigüidade Clássica até a Arte Contemporânea.
História
Antecedentes
Ao fim da década de 1940, o estado de São Paulo já produzia bens de consumo, atendendo a todo o país. No plano cultural, entretanto, a sua maior realização havia sido a Semana de Arte Moderna de 1922, ainda não plenamente compreendida pela sociedade brasileira. Nesse cenário, Assis Chateaubriand, fundador e proprietário dos Diários Associados, maior rede de comunicações do Brasil à época, idealizou a criação de um museu em moldes inovadores, que funcionasse como um centro dinâmico de geração e de difusão cultural, que refletisse o dinamismo da economia do Estado, sem o radicalismo de alguns elementos do Modernismo e sem o tradicionalismo daqueles ligados ao conservadorismo. Nas palavras do próprio Chateaubriand, “[...] uma casa de pintura e escultura, para formar o interesse de nossa gente pelas artes plásticas."
Chateaubriand pretendia sediar o futuro museu no Rio de Janeiro, mas optou por São Paulo pois acreditava que nesta cidade teria mais sucesso em arrecadar os fundos necessários para formar a coleção, dada a riqueza oriunda do café e das indústrias paulistas. Outro importante fator que permitiria a formação do acervo era a tendência do mercado europeu de obras de arte, à época influenciado pelo término da Segunda Guerra Mundial, o que permitia adquirir obras-primas a preços então