Planta baixa
Quando estamos atuando em novos ambientes vale menos os métodos que você domina, e vale mais a velocidade com que você aprende novos métodos. Portanto, podemos afirmar que a capacidade de aprender é a verdadeira vantagem competitiva. Só que precisamos aprender a aprender, para aprender sempre.
Primeiro temos que compreender que aprendizagem é a capacidade de transformar informação em conhecimento. Informação é tudo que você sabe, mas isso não modifica sua vida. Há uma quantidade enorme de informação que circula diariamente, às quais você tem acesso, mas que não modificam seu comportamento.
Já o conhecimento é tudo que você sabe e faz. E isto modifica totalmente seus resultados de vida. Todos somos capazes de gerar aprendizagem, contudo cada um de nós tem um estilo diferente para apreender a informação e transformá-la em conhecimento. Conhecer a si mesmo é, portanto, o passo inicial para desenvolver uma ampla capacidade de aprendizagem.
Ao descobrir seu estilo de aprendizagem, você pode encontrar a "chave" que aciona sua capacidade de gerar mais e melhores conhecimentos. Os adultos aprendem de modo diverso de como as crianças aprendem. Desta forma é fundamental que os métodos aplicados também sejam diferentes.
A verdadeira prova do saber é a aplicação desse conhecimento. E quanto menor o tempo entre a aprendizagem e a ação, maior será a fixação da informação e a geração do conhecimento. E a competência que é o domínio de determinada atividade, só pode ser alcançada através da aprendizagem.
As formas pelas quais se consegue assimilar novas aprendizagens, segundo o “Inventário de Estilos de Aprendizagem” (Publicado originalmente no Harvard Business Review - editado pela Harvard Business School), são:
a) Experiência Concreta - você aprende melhor ao viver a situação. Sua aprendizagem deriva mais da experiência;
b) Observação Reflexiva - você aprende melhor pela observação dos resultados. Sua aprendizagem deriva mais da