Planta Baixa
ANGÉLICA S. MONTENEGRO
COMPONENTES DE UMA PLANTA BAIXA
Gama, Distrito Federal.
2014
Conceito
Uma planta baixa é a representação em desenho, que permite a melhor visualização das divisões de um projeto. Por ser feita através uma vista superior, tem-se a projeção exata das dimensões de cada espaço. É formada por elementos construtivos, como paredes, esquadrias, e outros elementos de acordo com a necessidade de demonstração do espaço. E por informações, como os nomes dos cômodos, suas medidas, os níveis. A planta baixa pode ser detalhada com móveis e eletrônicos, facilitando o entendimento de qualquer pessoa. Pode também ser mais técnica, contendo apenas suas medidas em escala.
Componentes
PAREDES: As paredes são representadas por linhas paralelas (Fig. 01), numa espessura sempre mais grossa que elementos mais baixos (Fig. 02), para que haja noção de perspectiva.
Fig. 01
Fig. 02
ESQUADRIAS: Portas e janelas devem estar representadas no desenho demonstrando as medidas de altura e largura. As portas com o arco ilustrando a varredura da abertura. As janelas feitas com as linhas de espessura mais fina que as das paredes, e no caso de estarem acima do corte, é feita com linha tracejada.
Para as esquadrias é feito um quadro de legenda, que contém suas quantidades, suas medidas, seus tipos, o material de que são feitas e o número de folhas de cada elemento.
PISO: O piso pode ser feito de forma simples, sem linhas, com necessidade de detalhamento apenas para espaços de piso impermeabilizado, como cozinhas, banheiros, e áreas de serviço.
No piso têm-se as medidas do cômodo e os níveis (Fig. 03).
Fig. 03
ELEMENTOS EM PROJEÇÃO: São elementos do desenho que estão fora do alcance do corte, mas que continuam tendo que ser vistos, como o telhado, por exemplo. São utilizadas linhas tracejadas, para que se tenha a