Análise Ergonômica de Abridor de Latas
Neste documento será realizada a análise ergonômica de um Abridor de Latas Delphos da Brinox, mas o que é ergonomia?
Segundo a International Ergonomics Association (IEA), “Ergonomia é o estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espações de trabalho”.
Outra definição interessante sobre o conceito de ergonomia é trazido pela Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO): “Ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas e psicológicas do ser humano”.
Iremos, portanto, neste documento analisar as relações homem-objeto ligadas ao uso do Abridor de Latas Delphos, bem como as relações homem-ambiente existentes no contexto de realização da tarefa de abrir latas. Será ilustrado o contexto em que o produto é utilizado, quem o utiliza, como o utiliza e para que o utiliza, após serão descritas as características de uso do produto, a operacionalidade, os níveis de informação necessários bem como suas funções práticas, estéticas e simbólicas.
Por fim será feita uma comparação entre o produto em estudo e um produto que cumpre a mesma tarefa, porém com conceito diferente. Os quesitos avaliados serão: Design, Compreensão do Equipamento, Carga Física demandada para a realização da tarefa, Carga Mental demandada para a realização da tarefa, Tempo de Operação despendido para cumprir a tarefa, Facilidade de Utilização (complexidade na operação), Conforte e Concentração.
Sobre a demanda
Abridor de Latas é um utensílio doméstico que serve, como o próprio nome diz, para abrir latas. Existe uma grande variedade de abridores, alguns vêm embutidos em canivetes, facas e em tudo mais que se possa imaginar. Alguns são clássicos como o conhecido “cabeça de boi” criado em 1885 pelo inglês Robert Yates e trata-se de uma lâmina de aço em um corpo de ferro fundido, outros possuem conceitos totalmente diferentes e invadores, como o Delphos.
A verdade é que a tarefa é a mesma desde que o primeiro