fotossíntese
As plantas retiram o gás carbônico do ar e a água é retirada do solo pelas raízes. Para absorver luz do Sol, todas as plantas precisam possuir o pigmento clorofila, de cor verde. Mesmo nas plantas cuja cor não é verde, há considerável quantidade de clorofila.
O armazenamento de substâncias orgânicas é muito importante para a planta, principalmente em ocasiões em que ela não pode fazer fotossíntese. Assim, a reserva energética contida na matéria orgânica por ela produzida durante o dia é vital para sua sobrevivência. Por outro lado, a produção de matéria orgânica na fotossíntese é fundamental para a sobrevivência dos demais seres vivos que, direta ou indiretamente, dependem das plantas. Ao fazerem fotossíntese, as plantas renovam o ar que respiramos. Cada vez que elas retiram um certo volume de CO2 do ar, igual volume de O2 é eliminado para o ar.
Podemos resumir esse complexo da fotossíntese como:
QUIMIOSSÍNTESE
Existem seres que não possuem pigmentos clorofilados. Esses seres são as bactérias, como as nitrobactérias e ferrobactérias, e que conseguem energia através de um processo chamado quimiossíntese.
A quimiossintese é um processo análogo ao dá fotossíntese, tanto que suas equações são praticamente iguais. A única diferença é que a quimiossíntese ocorre na ausência de luz. Para suprir a falta da luz como fonte de energia, esta é conseguida pela oxidação de compostos inorgânicos como o nitrito, amônia, óxidos de ferro, etc..
Um exemplo prático da quimiossíntese são as bactérias quimiossintetizantes Nitrossomonas. Essas bactérias oxidam a amônia, que é obtida da decomposição da matéria orgânica morta. A amônia é oxidada e se converte em ácido nitroso (ou nitrito)