Inteligência competitiva
Centro de Pós-graduação e Pesquisa Visconde de Cairu
Disciplina: INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
Professor: VENTURA LIMA
1. EVOLUÇÃO DOS MODELOS ORGANIZACIONAIS E DO SISTEMA DE GESTÃO
Neste capítulo apresentamos os marcos históricos das mudanças ocorridas na sociedade e seus reflexos nos modelos organizacionais e nos sistemas de gestão adotados.
1.1 Modelos Organizacionais
O mundo atual caracteriza-se pelos avanços tecnológicos e científicos, velocidade das comunicações, globalização da economia, redução das barreiras econômicas, alta competitividade e rápidas mudanças no ambiente externo. Um bom indicador do ritmo dessas mudanças é o tempo necessário para que o conhecimento humano total dobre. No final do primeiro milênio ele dobrou em cerca de 200 anos; no início da Revolução Industrial foram necessários 30 anos; e hoje em dia isso ocorre a cada cinco anos.
Nos últimos séculos as mudanças foram notabilizadas por transformações profundas no sistema produtivo, gerando impactos econômicos, sociais e ambientais. Essas transformações que se prolongam até os dias atuais definiram marcos históricos temporais sob a denominação de sociedade industrial, da informação e do conhecimento. As culturas organizacionais das empresas foram influenciadas pelos modelos de sociedade definidos nesses períodos (perfil autocrático, participativo e holístico).
A sociedade industrial, no período de 1850 até perto de 1975, foi caracterizada pela produção em massa, padronização, rigidez hierárquica e modelo autocrático de gestão. As organizações desse período primaram por adotar rigoroso controle central, por meio de grandes departamentos funcionais. A estratégia era desenvolvida pelo corpo diretivo e implementada por meio de uma cultura centralizada de comando e controle.
As mudanças eram incrementais, permitindo aos níveis gerenciais adotarem sistemas de controle tático. As vantagens competitivas sustentáveis estavam relacionadas com: i) os benefícios das economias de