Inteligencia Competitiva
A inteligência competitiva, também conhecida como IC, é um sistema de coleta e análise de informações a partir das atividades dos concorrentes e das tendências gerais do mercado, tendo como objetivo auxiliar na tomada de decisões.
Praticada desde 1950, teve início na atividade de inteligência militar e de Estado no Japão e na Europa. Não demorou muito para que as organizações adaptassem a IC à suas necessidades. Em 1990 chega ao Brasil através dos profissionais da informação do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), um órgão público federal, mas desde 2000 vem sendo destaque nas empresas de grande porte do país.
Um dos propósitos da Inteligência Competitiva é aumentar a competitividade de mercado. Visa identificar as forças, as fraquezas e os personagens que comandam as atividades da organização, reduzindo o risco de ameaças e posicionando melhor o tomador de decisão em seu ambiente.
A IC possui 4 etapas: o planejamento, que é a definição do que será estudado e quais serão os métodos utilizados para conseguir as informações; A coleta, sendo o colhimento de dados qualitativos e quantitativos; A análise, por sua vez, transforma esses dados em informações, selecionando os principais e mais importantes dados obtidos na coleta; E por fim, a disseminação, que tem como função a emissão conclusiva das informações obtidas através da pesquisa.
Bibliografia:
CANARIM, Patrícia; O que é Inteligência Competitiva. Disponível em: http://www.nautilos.com.br/2012/marco/o-que-e-inteligencia-competitiva Acesso em: 21/08/2014.
PASSOS, Alfredo; O que é inteligência Competitiva. Disponível em: http://www.baguete.com.br/artigos/487/alfredo-passos/28/08/2008/o-que-e-inteligencia-competitiva Acesso em: 21/08/2014.
Em plena Era da Informação ouvimos muito falar em Informação como ferramenta de estratégia para as empresas, e pouco sabemos o que é Inteligência Competitiva. A Inteligência Competitiva, ou simplesmente IC, tem por objetivo a produção