Teoria da Burocracia
1. Quem foi Max Weber?
Max Weber foi sociólogo e economista alemão. Nasceu em 1884, na Prússia. Foi nomeado professor de economia da Universidade de Heidelberg. Entre 1900 e 1918, ficou afastado do magistério em consequência de um colapso nervoso.
Em 1920, Weber faleceu após ter contraído uma gripe. Na época de sua morte, seus escritos encontravam-se em estado caótico. Em meados dos anos 40, seus escritos sobre a burocracia foram traduzidos para o inglês.
2. O que é Teoria da Burocracia?
Segundo Weber, "A Burocracia é o único modo de organizar eficientemente um grande número de pessoas, e, assim, expande-se inevitavelmente com o crescimento econômico e político". A Teoria da Burocracia vem da premissa de que a burocracia é a organização eficiente por excelência. Para conseguir eficiência, a burocracia explica nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas. Um fator relevante na aplicação da Teoria da Burocracia é de que a escolha das pessoas é baseada no mérito e na competência técnica e não em preferências pessoais. Contratações, promoções ou transferências dos funcionários são baseadas em critérios, válidos para toda a organização, de avaliação e de classificação, e não em critérios particulares.
3. O que é uma organização formal?
De acordo com Weber, as organizações formais modernas baseiam-se em leis, que as pessoas aceitam por acreditarem que são racionais, isto é, definidas por função do interesse das próprias pessoas e não para satisfazer aos caprichos arbitrários de um dirigente.
4. O que significa impessoalidade e profissionalismo?
Impessoalidade significa que, numa burocracia, nenhuma pessoa é empregada ou vassalo de outra. As relações entre as pessoas que integram as organizações burocráticas são governadas pelos cargos que elas ocupam, e pelos diretos e deveres investidos nesse cargo.
Profissionalismo significa que, de forma geral, os cargos de uma burocracia oferecem a seus ocupantes carreira