MARXISMO KARL MARX
As teorias marxistas suscitam em um grande debate até os dias de hoje e todas elas reivindicam um legado deixado pela obra inclusa de Marx sobre o assunto. Desta forma, para resgatar o inicio deste debate, o presente artigo pretende delinear quais foram as teorias clássicas marxistas.
Até hoje, as ideias marxistas continuam a influenciar muitos historiadores e cientistas sociais que, independente de aceitarem ou não as teorias do pensador alemão, concordam com a ideia de que para se compreender uma sociedade deve-se entender primeiramente sua forma de produção.
1.1-BREVE BIOGRAFIA DE MARX
Karl Marx nasceu em Trier em 05 de Maio de 1818 e morreu em Londres em 14 de Março de 1883, foi filosofo, historiador, economista e jornalista. Deixou-nos numerosas obras, dentre elas, “Manuscritos Economicos-filosoficos”, “O Capital”. “ Contribuição á critica econômica” e outras, e sua parceria com Engels que resultou “A Sagrada Família”, “A ideologia Alemã” e o “Manifesto do Partido Comunista”. Segundo o próprio Engels, as duas grandes descobertas de Marx foram a decepção de materialismo histórico e a teoria da mais-valia. Karl Marx foi também ativista politico, fundou e dirigiu a Associação Operária Internacional – a primeira do gênero – de 1867 a 1873.
2- PRINCIPAIS REPRESENTANTES MARXISTAS
Marx (1818 – 1893) e Engels (1820 - 1895)
Fundadores do socialismo cientifico. Lançaram as bases do Materialismo Histórico e Dialético e da Economia Política do Capitalismo a partir de análise do surgimento do capitalismo, da história das sociedades humanas e da crítica de outras correntes filosóficas então em voga.
Lênin, Vladimir I. (1870 - 1924)
Membro fundador, principal teórico e dirigente do partido Bolchevique. Dirigiu o partido e os sovietes á tomada de poder na Revolução Russa de 1917. Fundou a Internacional Comunista, identificou o imperialismo como fase superior do capitalismo e enfatizou o papel do partido como vanguarda da revolução.
Gramsci, António (1891