Marketing
Se hoje em dia pensarmos em 4 P’s do Marketing, estaremos deixando de lado um novo mercado de consumidores: Pessoas que – independentemente de praça, preço, produto ou promoção – expressam paixão.
Segundo Jerome McCarthy, o Mix de Marketing é composto por 4 Ps, que são formas de influências sobre os canais de comercialização e dos consumidores finais, que correspondem aos 4 Cs do cliente.
• Produto: Cliente: tudo o que se refere ao produto ou serviço em si, como formulação física, características, produção, qualidade, marca, design, embalagem, etc.
• Preço: Custo: política de preços, descontos, e formas e prazos de pagamento;
• Praça: Conveniência: tarefas necessárias para apresentar o produto ou serviço ao consumidor, para que ele possa comprá-lo e consumi-lo, canais de distribuição, cobertura, variedades, locais, estoque, transporte.
• Promoção: Comunicação: todas as tarefas de comunicação que visam promover o consumo do produto ou serviço, promoção de vendas, publicidade, força de vendas, relações públicas, marketing direto, propaganda, etc.
Cada vez mais as empresas estão investindo em pessoas e pelo que elas sentem mais paixão, tanto para produção, quanto para venda. Quanto mais pessoas aglomeradas e apaixonadas por um assunto, produto, marca ou seja lá qual for o tema, sempre haverá discussão, conteúdo relavante e especificos para quem participa de tal rede ou comunidade. Vide assuntos em redes sociais, como twitter, orkut, facebook, entre outras. A palavra-chave é Relacionamento.
O consumidor precisa se relacionar, sentir-se atraído, apaixonado por si próprio e a marca precisa se aliar a esse novo comportamento. Para as empresas alcançarem cada vez mais esses 2 P’s (Pessoas e Paixão), é necessário cada vez mais investir no relaciomento pessoal e