Ética comportamental na segurança privada
PROJETO INTERDICIPLINAR ÉTICA COMPORTAMENTAL NA SEGURANÇA PRIVADA
PROJETO INTERDICIPLINAR
ASPECTOS ÉTICOS E COMPORTAMENTAIS EM SEGURANÇA PRIVADA: Segurança de Dignitários
Projeto Interdisciplinar apresentado ao Curso de Graduação Tecnológica em Gestão da Segurança Privada da Faculdade Novos Horizontes, como requisito para obtenção de créditos e integração das disciplinas ministradas no 2º semestre do curso.
Orientador: Charley
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO3
2 REFERENCIAL TEÓRICO5
2.1 Definição de Ética e Moral 5
2.2 Ética e Moral na Segurança Privada: Segurança de dignitários6
3 ASPECTOS METODOLÓGICOS9
4 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS DADOS10
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS12
REFERENCIAS13
APÊNDICE14
ANEXOS15
1. INTRODUÇÃO
Ética e moral são elementos essenciais para orientar a conduta do homem em sociedade. E apesar de terem um sentido prático bem semelhante, possuem significados distintos.
De acordo com Silvano (2007), moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Já a ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano, ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
Nesse sentido, tanto a ética quanto a moral orientam e conduzem as ações e condutas do ser humano na sociedade e desempenham um papel fundamental na garantia da ordem para boa convivência, constituindo-se como um rico campo de pesquisa.
No presente trabalho serão abordados esses aspectos éticos e comportamentais na segurança privada com enfoque para a segurança de dignitários, “escolta VIP¹”, enfatizando assim, a ética profissional nesse campo de trabalho formal.
Esse estudo tem por objetivo analisar os aspectos éticos e comportamentais em segurança privada,