marketing
O Microambiente consiste em forças próximas a empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes – a própria empresa, os fornecedores, as empresas do canal de marketing, os clientes, os concorrentes e os públicos.
A empresa: em um plano de marketing leva-se em consideração outros grupos da empresa como a administração de topo, os departamentos de finanças, pesquisas e desenvolvimentos, compras, produção e contabilidade. Grupos que formam o ambiente interno e também tem impacto sobre os planos nas ações de marketing.
Os fornecedores: um elo importante na entrega de valor da empresa ao consumidor, são deles os recursos necessários para a empresa produzir seus bens e serviços.
Os concorrentes: Os profissionais de marketing não devem apenas visar ás necessidades do consumidor, devem também alcançar vantagens estratégicas, posicionando suas ofertas contra as de seus concorrentes na cabeça dos consumidores.
O Macroamiente consiste em forças sociais maiores que afetam todo o microambiente – forças demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas, políticas e culturais.
Ambiente demográfico: è o estudo da população humana em termos de tamanho, localização, densidade , idade, sexo, raça, ocupação e outras informações estatísticas. São as pessoas que constituem o mercado.
Ambiente econômico: os mercados dependem tanto do poder de compra como dos consumidores, este ambiente consiste em fatores que afetam o poder de compra e os hábitos de gasto do consumidor.
Ambiente cultural: é constituído de instituições e ouras forças que afetam os valores básicos, as percepções, as preferências, e os comportamentos da sociedade.