SURGIMENTO, DESENVOLVIMENTO E CRISES DO CAPITALISMO
THISSIANY LOUISY DOS SANTOS CORREIA
SURGIMENTO, DESENVOLVIMENTO E CRISES DO CAPITALISMO
São Luís
2014
SURGIMENTO, DESENVOLVIMENTO E CRISES DO CAPITALISMO
Thissiany Louisy dos Santos Correia1
RESUMO
O capitalismo tem seu início atrelado à decadência do sistema Feudal. A necessidade de sobrevivência fez com que as pessoas recém-saídas dos feudos desenvolvessem as práticas mercantilistas, favorecendo o surgimento da moeda. A Revolução Industrial, com o surgimento das primeiras máquinas a vapor, deu propulsão ao sistema capitalista que, tem como a obtenção de lucros, acúmulo de capital sua bandeira principal. Porém, a ganância do capitalismo levou a si próprio para várias crises, deixando o mundo em total desordem. Desta forma, este presente artigo busca fazer um levantamento e resgate dos principais tópicos referentes ao sistema capitalista.
Palavras-Chave: Capitalismo. Surgimento. Desenvolvimento. Crises.
1.
INTRODUÇÃO
Desde o surgir do homem na face da Terra, o mesmo atua na busca de elementos que tornem sua sobrevivência mais tênue. Assim, foi com o advento da roda, descoberta do fogo, dentre outros.
O período da Revolução Industrial foi um grande marco na história da sociedade, pois os trabalhos extremamente pesados, realizados somente através das mãos humanas, ganhou um aliado, um importante aliado, as máquinas. Com as máquinas, o trabalho humano “tornou-se” mais leve, pois as mesmas eram, a partir de lá, as responsáveis pela maioria do trabalho bruto. Entretanto, os donos das fábricas começaram a perceber que, não mais necessitavam de tantos homens desempenhando funções que as máquinas realizavam e, começaram as demissões.
Produção aumentando, redução da mão-de-obra humana, os lucros cresciam de forma significativa. Lucros que, quando encontraram uma superprodução de mercadorias e serviços começaram os prejuízos e o colapso econômico.
O desenvolvimento do capitalismo e as