Capitalismo
O capitalismo teve inicio no século XIII, a partir da desestruturação do sistema feudal, o qual modificou o setor de produção e as relações de trabalho. Depois disso, ocorreu o renascimento comercial que ficou conhecido pela transição do feudalismo para o capitalismo.
O CAPITALISMO COMERCIAL
Cohecido como a primeira fase do capitalismo, o capitalismo comercial, começou no Renascimento Comercial dos séculos XIII e XIV e ganhou força no inicio do século XV com o desenvolvimento da burguesia comercial europeia.
Foi marcado principalmente pela expansão ultramarina, colonização do novo, políticas e o surgimento das primeiras potências européias: Portugal e Espanha.
As cidades italianas de Gênova e Veneza, Espanha, Portugal, Alemanha, França, Inglaterra e Países Baixos, foram os locais onde o capitalismo comercial mais se desenvolveu.
Tinha grande porder econômico, social e político da burguesia comercial
Uso de mão-de-obra escrava de origem africana, principalmente nas colônias portuguesas e espanholas
Mercantilismo: política econômica que priorizava o acúmulo primitivo de capital, metalismo (riqueza através de ouro e prata), protecionismo alfandegário, Pacto Colonial (relações comerciais exclusivas entre Metrópole e Colônia) e a balança comercial favorável (mais exportações do que importações);
O desenvolvimento do sistema bancário foi o que favoreceu o avanço do capitalismo comercial.
O capitalismo comercial perdeu força no século XVIII com a Revolução Industrial e o surgimento do capitalismo industrial. Assim, as atividades industriais passaram a ganhar mais relevância econômica a partir de meados do século XVIII.
O CAPITALISMO INDUSTRIAL
Conhecido como a segunda fase doo desenvolvimento do capitalismo.
Esse foi caracterizado por muitas evoluções que deram inicio a essa segunda fase, como à ocorrência da Primeira Revolução Industrial na Inglaterra, no século XVIII e a Segunda Revolução Industrial do século XIX. A Inglaterra é