higiene das mãos
As mãos constituem a principal via de disseminação de microrganismos, pois a pele é um reservatório de diversas bactérias, fungos e vírus que podem ser transferidos de uma superfície para a outra, seja por meio do contato direto (pele com pele ou mucosa), ou indireto, através do contato com objetos ou superfícies contaminados.
Recentemente, o termo “Lavagem das mãos” foi substituído por “Higienização das mãos” e, por isso, será adotado nesse capítulo.
A higienização das mãos tem o objetivo de remover as células descamativas, sujidades, pelos, oleosidade e a microbiota G da pele, interrompendo a transmissão pelo contato, além de prevenir as infecções cruzadas. Por isso, todos os profissionais de laboratório devem adotar essa prática.
O que utilizar para higienizar as mãos
Na maioria dos casos, lavar bem as mãos com água e sabão é suficiente para a descontaminação, mas em situações de maior risco é recomendada a utilização de sabão germicida.
Quando as mãos devem ser higienizadas
Antes de iniciar o trabalho;
■■ Antes de sair do ambiente de trabalho;
■■ Antes e após ir ao banheiro;
■■ Antes e após as refeições;
■■ Após a manipulação de agentes químicos ou de material infeccioso, mesmo que o procedimento tenha sido executado com luvas;
■■ Antes e após o contato com usuários;
■■ Antes de calçar as luvas;
■■ Após retirar as