Polícia Comunitaria
ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA
POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SANTA CATARINA
DIRETORIA DE ENSINO
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR
POLICIAMENTO COMUNITÁRIO
ELEMENTOS DO POLICIAMENTO COMUNITÁRIO
JUNHO 2014
SKOLNICK, Jerome H.; BAYLEY, David H. Policiamento Comunitário. São Paulo; Edusp, 6ª Ed, 2006.
“Policiamento Comunitário”
Elementos do Policiamento Comunitário
(Pag. 15 a 39).
Diogo Gamba Pioner e Jailton Franzoni de Abreu1
Hoje nos quarto cantos o planeta, tem se dado cada vez mais espaço ao Policiamento Comunitário, ele constitui o que é de mais avançado em Doutrinas de Policiamento, porém não se há ainda, um consenso quanto ao seu significado, e sua prática é rara apesar dos esforços envidados e seu crescente interesse.
A grande causa seria o fato de inúmeros programas e práticas estarem difusas pelo mundo, dizendo-se Policiamento Comunitário e em consequência disso, ainda não ser um programa ou conjuntos desses, totalmente aceito. E só é significativo quando suas ações são voltadas para a sociedade.
O consenso é de que a premissa central do Policiamento Comunitário reside no fato de que o Público deve ser mais ativo e mais coordenado para a Obtenção da Segurança e da ordem Públicas. Ele tem que ser co-produtor desse objetivo.
Para que qualquer tentativa de implantação de um Policiamento Comunitário eficaz dê certo, o Policiamento deve seguir quatro (4) normas precípuas:
Prevenção do Crime Baseada na Comunidade
Este é o principal objetivo e a peça central do Policiamento Orientado para a Comunidade e, serve para fazer com que se crie uma identidade de comunitária na região de abrangência. E nisso o Programa Vigilância de Bairro é uma das principais ferramentas da prevenção, envolvendo três (3) elementos:
1. A vigilância pública, onde o público é o olho e o ouvido da polícia;
2. A marcação da Propriedade, onde os