Introdu,cao
Varginha
2
BENZODIAZEPÍNICOS- Saúde Mental
Atividade apresentada ao curso de Enfermagem do Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS – MG, na disciplina de
Varginha
2014
INTRODUÇÃO
As redes de atenção a saúde são mais uma ferramenta criada para garantir que o SUS garanta atendimento para a população. De acordo com as necessidades de cada cidadão visto que questões econômicas e sócias afetam diretamenteas condições de saúde de uma pessoa. Assim como os princípios e diretrizes do SUS.
O presente trabalho mostrará de forma mais detalhada o que é e como funcionam as redes de atenção básica e quais as suas aplicações no Sistema Único de Saúde.
CONCEITO
MECANISMO DE AÇÃO
Os benzodiazepínicos exercem sua ação ao ligarem-se ao receptor denominado GABA (ácido gama-aminobutírico), que é um complexo proteico mediador da principal atividade inibidora neural. As cinco subunidades proteicas que compõem o receptor GABA formam um canal que atravessa a membrana plasmática do neurônio e pelo qual passam íons cloreto. Ao ligarem-se a este receptor, os benzodiazepínicos aumentam sua afinidade pelo neurotransmissor GABA, levando ao aumento da frequência de abertura do canal de íons. O influxo de íons cloreto para a célula gera a hiperpolarização da membrana plasmática neuronal, diminuindo sua capacidade de excitação.
INDICAÇÕES
As benzodiazepinas substituirão largamente os barbitúricos nas suas utilizações. Ao contrário daqueles, não têm ação depressora do centro respiratório, sendo por isso de uso mais seguro, além de terem maior especificidade sobre a sintomatologia ansiosa.
Indicações
Ansiedade simples ou secundária
Insônias
Convulsões
Epilepsia: só algumas.
Indução da hipnose
Delirium tremens
Como adjuvante na indução da anestesia geral.
Em procedimentos médicos invasivos para acalmar o doente ( endoscopia)
EFEITOS ADVERSOS
O