uniforme de ana florence
Maria Angélica de Almeida Peres
Ieda de Alencar Barreira
Resumo
O objeto deste estudo é o papel e a evolução dos uniformes de alunas e de diplomadas nos primórdios da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN). O recorte temporal abrange desde o período da criação da Escola, no âmbito do Departamento Nacional de Saúde Pública (1923), até a sua entrada na Universidade do Brasil (1937). Seus objetivos são: 1) descrever os uniformes usados por alunas, professoras e graduadas em diferentes atividades profissionais e momentos institucionais; 2) analisar as funções utilitárias e simbólicas por eles desempenhadas; 3) discutir o significado das mudanças nos uniformes para a imagem da enfermeira na sociedade. Para os procedimentos metodológicos, utilizamos como fontes primárias, fotos e documentos do Centro de Documentação, além de bibliografia pertinente ao assunto, no banco de textos do Nuphebras, ambos situados na EEAN/UFRJ. Os resultados obtidos evidenciam a importância do uniforme para a identificação das diversas categorias de atores sociais, para a formação de uma identidade grupal e para a valorização de uma profissão pela sociedade.
As modificações por eles sofridas se relacionam com as variações da moda feminina da época, ou foram determinadas por problemas de ordem prática, relacionados à aquisição dos artigos ou sua confecção.
Palavra
Considerações Iniciais
O objeto deste estudo é o papel e a evolu- ção dos uniformes de alunas e de diplomadas nos primórdios da atual Escola de Enfermagem Anna
Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O recorte temporal abrange desde o período da criação da Escola, no âmbito do Departamento
Nacional de Saúde Pública, nos moldes das escolas de enfermagem norte-americanas (1923), até a sua entrada na Universidade do Brasil (1937).
A criação da Escola de Enfermeiras do
DNSP representou o momento de transforma- ção do papel da