Marketing
A campanha “Fernandinho” da US TOP tem como objetivo manter a marca ativada e relacioná-la com uma imagem: a imagem moderna. Quer também valorizar seu cliente, mostrando que com as camisas US TOP ele será notado, será valorizado, será mais importante tanto na vida social como no ambiente de trabalho.
A campanha queria mudar a visão do público sobre o produto. Estava com uma imagem velha e ultrapassada, e por isso colocou um jovem no comercial, para gerar a identificação do público-alvo, que eram os jovens de 19 a 25 anos, das classes B e C. “As pesquisas demonstraram que, embora o produto possuísse excelente imagem industrial, apresentava, a nível de marca, imagem um tanto antiga. Isto cria dificuldades pra qualquer produto à medida que o publico jovem tende a procurar, principalmente em termos de roupa” (RIBEIRO, 1995, p. 41). Isso tudo também envolve a mudança de ideia a respeito do anunciante.
Na campanha também aparecem dois níveis principais de comunicação: o interesse e o desejo. Pode-se identificá-los em toda a situação criada pela campanha. O interesse representa construir uma imagem, influenciar, e aparece na campanha com o fato de que o personagem principal, “Fernandinho”, melhora sua imagem em relação ao chefe. E o desejo, que é persuadir, encantar e seduzir o cliente, aparece com o fato de que, se o cliente estiver usando US TOP, ele será notado, será único na presença de outros, terá maior importância, que também é mostrado no fato de que no final o chefe e seu funcionário predileto estão com a mesma camisa.
¹ Gomes, Iara Oliveira. Mídia e Educação: reflexões sobre a propaganda da propaganda. Disponível em: <http://eduem.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/download/12465/7064>. Acesso em: 22abr. 2010
“Essa ideologia da propaganda atua na formação de identidades fragilizadas por uma lógica mercadológica que privilegia o sujeito que consome.” [¹]
Com essa campanha, a US TOP fez com que sua