Relatório láb de qui
Vitória
01/02/2013
Introdução
O desenvolvimento de qualquer procedimento em um Laboratório de Química necessita de uma gama de equipamentos que, devem ser utilizados de forma apropriada, para evitar danos materiais e de natureza humana.
Na hora de realizar os ensaios, deve-se ter em mente que a escolha correta do equipamento utilizado é essencial para a obtenção de um bom resultado. Nos ensaios de laboratório as medidas de volume precisas são realizadas com aparelhos volumétricos precisos, como balões volumétricos, pipetas volumétricas, etc. Já as medidas aproximadas são efetuadas rotineiramente em provetas graduadas e de um modo mais grosseiro, em béqueres.
Os procedimentos foram elaborados com o intuito de aprender a manipular as vidrarias e os materiais disponíveis no laboratório.
Parte Experimental Procedimento realizado: I. Medir 50 ml de água em um béquer de 100 ml. E transferir para uma proveta de 50 ml. Verificar a medida da escala. II. Medir 50ml de água em erlenmeyer de 125ml e transferir para a proveta de 50ml. Verificar a medida da escala. III. Em seguida, encher uma bureta de 50 ou 25 ml com água. Transferir gota a gota o volume da bureta para um béquer de 100 ou 50 ml. E a seguir, para uma proveta de 50 ou 25 ml. Compare as escalas. IV. Pipetar 25 ml de água usando a pipeta volumétrica. Transferir para a proveta de 25 ml. Comparar precisão da escala. V. Pipetar com uma pipeta graduada de 5 ml, 1 ml, 2 ml, 5 ml, 1,5 ml, 2,7 ml, 3,8 ml e transferir os volumes para diferentes tubos de ensaio.
Resultados e Discussão
Resultados: I. Foram transferidos 50 ml de água, medidos no béquer (equipamento para conter líquidos), para a proveta (equipamento de medir volumes), onde a medida na escala ficou na marca dos 46 ml. II. Foram transferidos 50 ml de água, medidos no ernelmeyer, para a proveta, e constatou-se que a medida ficou próxima dos 60 ml. III. Na transferência