Marketing
O Marketing começou a surgir na década de 90 nos cursos de “Publicidade e Propaganda”, e as empresas começavam a adotar este conceito, de forma muito tímida, pois as empresas estavam diante de um novo conceito, uma nova ideologia de como se comunicar com os clientes, o mercado estava ainda se preparando para absorver este conceito. O Marketing surgiu agregado a palavras como “Internet” e “Globalização”. Nos dias de hoje, a Internet tornou-se uma ferramenta fundamental na comunicação entre as empresas, e delas com os clientes, ela tornou-se uma grande e importante fonte de informações sobre o consumidor. E o que antes eram apenas citações em argumentos de estruturação empresarial e vendas, o Marketing, tornou-se não só importantíssimo para as empresas globalizadas, como também “rebentou seus organogramas” e criou o seu espaço tornando-as dependentes de sua filosofia.
O Marketing funciona como um radar e sua função é captar permanentemente as necessidades e os desejos dos clientes. É uma função de vital importância para a empresa tendo em vistas as constantes mudanças no comportamento do consumidor. A empresa que não tiver esta sintonia terá uma vida muito efêmera.
Para entender o comportamento do consumidor, as empresas precisam ter um sistema de marketing bem equipado, com pessoas bem treinadas e preparadas para que possam extrair do mercado as informações que realmente interessam para as empresas, sem que o sistema fique lotado de informações sem valor algum, pois “o excesso de informações pode ser tão prejudicial quanto a escassez” (KOTLER, 2009, p. 8). Para isso, a empresa terá que escolher uma estratégia que corresponde a sua situação.
O presente estudo tem como objetivo mostrar o que é MarKeting, Demonstrar a importância da área de Marketing em uma organização empresarial, bem como apresentar as ferramentas utilizadas na busca pelo sucesso empresarial e os desafios enfrentados em tal contexto. Apresentar também as diferentes formas de