Religião inca
Os Incas desenvolveram-se na região da Cordilheira dos Andes, nos atuais Peru, Bolívia, Chile e Equador. Fundaram no século XIII a capital do império: Cusco, a cidade sagrada. Foram conquistados e dominados pelos espanhóis no ano de 1532.
A RELIGIÃO INCA:
Os Incas cultuavam muito sua religião. Tinham o Sol e a Lua como suas entidades divinas, para as quais suplicavam suas bênçãos. O primeiro era o deus masculino, onde eles acreditavam que o Rei descendia dele. Atribuíam ao deus Sol qualidades espirituais.
Os incas costumavam construir diversos tipos de casas consagradas às suas divindades. Alguns dos mais famosos são o Templo do Sol em Cusco, o templo de Vilkike, o templo do Aconcágua e o Templo do Sol no Lago Titicaca.
Os sumo-sacerdotes eram chamados de Huilca-Humu, tinham uma vida reclusa e monástica onde profetizavam utilizando uma planta sagrada chamada huillca.
A religião Inca era politeísta, constituída de forças do bem e do mal. O bem era representado por tudo aquilo que era importante para o homem como a chuva e a luz do Sol, e o mal, por forças negativas, como a seca e a guerra.
Os huacas, ou lugares sagrados, estavam espalhados pelo território inca. Huacas eram entidades divinas que viviam em objetos naturais como montanhas, rochas e riachos.
Os incas ofereciam sacrifícios tanto humanos como de animais nas ocasiões mais importantes. Grandes ocasiões, como nas sucessões imperiais, exigiam grandes sacrifícios que poderiam incluir até duzentas crianças. Não raro as mulheres, a serviço dos templos eram sacrificadas, mas a maioria das vezes os sacrifícios humanos eram impostos a grupos recentemente conquistados ou derrotados em guerra, como tributo à dominação. As vítimas que seriam sacrificadas deviam ser fisicamente íntegras, sem marcas ou lesões e preferencialmente jovens e belas.
BIBLIOGRAFIA:
• http://www.suapesquisa.com/pesquisa/incas.htm
• http://www.historiadomundo.com.br/inca/religiao-inca.htm
•