Marketing x Logística
A capacidade de uma empresa ser competitiva depende de sua cadeia de valor, isto é, do conjunto de atividades que criam valor para o produto, na visão do consumidor. (Porter 1989)
O marketing atua paralelamente a logística a fim de garantir a satisfação dos clientes da empresa e a lucratividade da mesma como um todo.
SATISFAÇÃO: é a maximização da utilidade de lugar e momento para fornecedores, intermediários e consumidores finais.
A capacidade da logística em proporcionar serviço ao cliente, junto à capacidade de marketing em gerar e completar o ciclo de vendas, cria um nível aceitável de satisfação do cliente que possa levar a uma vantagem diferencial no mercado.
Um esforço integrado exige que a empresa coordene suas atividades de marketing (produto, preço, promoção e distribuição) para atingir resultados sinérgicos: o total é maior que a soma das partes.
CHAVE DA INTEGRAÇÃO MKT – LOGÍSTICA
Conceito Custo Total: examina compensações de custos das atividades de marketing e logística.
Conjunto de custos (fixos, variáveis, reais, atribuídos, etc) a ser imputado a uma atividade ou conjunto de atividades, dadas as quantidades de fatores de produção utilizados.
Componente final do conceito de administração de marketing e logística (lucro da empresa): reconhece a necessidade de se atingir um nível aceitável de lucros a longo prazo.
O meio ótimo de se atingir a lucratividade pode ser minimizar os custos totais da logística, proporcionando o nível de atendimento ao cliente especificado pela estratégia de marketing e pelas expectativas dos clientes.
A logística pode ser uma fonte de vantagem competitiva para a empresa, tal como um bom produto, a promoção e a estratégia de preços.
“A distribuição pode ser utilizada como a principal razão da compra do mercado alvo, e a distribuição pode ser projetada como uma única, não copiada pela concorrência”.
LOGÍSTICA E FUNÇÃO DE MARKETING
A forma como a diretoria da empresa aloca recursos escassos aos