Logistica x marketing
Os limites entre o marketing e a logística nem sempre têm sido os mais claros, há quem diga que o marketing parte da logística e que a logística parte do marketing e que a logística é uma função de marketing e que estes dois conceitos estão sempre ligados, mas cada um faz as suas funções, o marketing ocupa-se com a satisfação e a fidelização do cliente enquanto a logística promove o serviço ao cliente.
O serviço ao cliente, como um todo, deve ser o resultado de todas as atividades logísticas que envolvem a organização. E nesse aspecto, a organização deverá decidir qual o nível de serviço quer oferecer para alcançar seus objetivos estratégicos. Deve-se saber que quanto maior a expectativa gerada no cliente mais eficaz deverá ser sua logística empresarial. O marketing é importante, mas, no entanto se não houver um bom serviço logístico acaba por não servir e não fideliza clientes como é sempre o objetivo de qualquer empresa.
Como parte do esforço de marketing, a logística desempenha um papel chave na satisfação dos clientes da empresa e na lucratividade da empresa como um todo. A satisfação do cliente envolve a maximização da utilidade de lugar e momento para fornecedores, intermediários e consumidores finais. A capacidade da logística em proporcionar serviço ao cliente, junto à capacidade de marketing em gerar e completar o ciclo de vendas cria um nível aceitável de satisfação do cliente que possa levar a uma vantagem diferencial no mercado. Um esforço integrado exige que a empresa coordene suas atividades de marketing (produto, preço, promoção e distribuição) para atingir resultados sinérgicos: o total é maior que a soma das partes.
A chave da verdadeira integração é o “conceito de custo total”, que examina as compensações de custos que ocorrem entre e dentro das atividades de marketing e logística. O componente final do conceito de administração de marketing/logística – o lucro da empresa – reconhece a necessidade de se