Deficiência Mental
A deficiência mental refere-se a um estado de funcionamento anormal no seio da comunidade, manifestado logo na infância, em que as limitações do funcionamento intelectual (significativamente abaixo da media), coexistente em seguintes áreas de capacidades adaptativas: comunicação, cuidados pessoais, autonomia em casa, competências pessoais, comportamentos comunitários, auto direcção, saúde e segurança entre outras ocorrendo durante a fase do desenvolvimento.
O deficiente mental depara-se como uma serie de problemas específicos na formação da sua personalidade, sendo assim, procura-se através deste tema compreender as dificuldades encarradas pelas crianças durante a sua participação nas actividades.
O presente trabalho, resulta de uma leitura de vários artigos que falam sobre alunos com necessidades educativas especiais intelectuais N.E.EI. Começa com breves conceitualizações, onde são apresentadas diversas perspectivas teóricas de diferentes pensadores com o objectivo de contextualizar o tema em questão.
Em seguida, apresenta-se uma visão específica daquilo que são os sinais de alerta da deficiência intelectual, as causas, a classificação e as características específicas dos deficientes mentais.
Objectivos
Geral
Compreender as dificuldades enfrentadas pelas crianças com necessidades educativas especiais intelectuais;
Específicos
Descrever os sinais de alerta, as causas, e as particularidades de atenção dessas crianças nas escolas e nas aulas de educação física.
Definição de conceitos
Deficiência: é qualquer restrição ou privação de qualquer actividade resultante de um impedimento na forma ou dentro dos limites considerados como normais para o ser humano.
Deficiência: é a ausência ou disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatómica (pt,wikipedia.org/wiki cessado no dia 24/10/2013.
Deficiência mental- refere-se ao funcionamento intelectual geral significativamente abaixo da média, que coexiste com as falhas no comportamento