Deficiência Mental
Existem fatores que se destacam na vida de um deficiente mental e outros que os pais não dão tanta importância, um deles é a sexualidade, porém toda pessoa tem direito a uma vida sexual e isso não pode ser ignorado.
2. Relações familiares
A família é a base de qualquer criança, é com a família que as crianças aprendem valores e tentam se assemelhar com os seus primeiros professores: os pais. Em relação à criança com deficiência mental não é diferente, a relação das crianças com os seus progenitores deve ser até mais cuidadosa e respeitosa, e o indivíduo jamais poderá se sentir isolado ou diferente da sua família. O impacto que a família sente quando descobre que seu primogênito é uma criança com deficiência mental é grande, primeiramente pensam nos problemas que essa criança vai trazer e esquecem que ela pode e certamente vai remodelar a família podendo torná-la mais feliz.
Quanto ao sofrimento da família FERREIRA, 1998 afirma que tem início quando a informação é diagnosticada e após isso a família pode ter diferentes reações, geralmente os pais se questionam onde erraram ou o que fizeram de mal para merecerem um filho assim. Depois disso então a família começa a buscar conceitos e sugestões de vários especialistas, depois de esclarecer todas as suas duvidas começam a aceitar e reconhecer que a família vai ter que mudar seus hábitos, mas que vai continuar