Marketing e Miopia de Marketing
A palavra Marketing não é algo desconhecido aos nossos ouvidos, durante anos ficamos sabedores de discursos onde ela é pronunciada com grande exaltação, chegamos até a ter uma familiaridade com esse termo, mas quando nos deparamos a uma situação a qual se precisa explicar o real significado que ela possui temos uma enorme dificuldade. Normalmente damos exemplos o que poderia ser o marketing, mas não conseguimos formular com exatidão uma resposta.
Esse problema toma-se de inicio por ser uma palavra de uma língua estrangeira, que ao pé da letra significa "fazendo o mercado". Certo, essa é sua definição, mas ainda não conseguimos formular com clareza em nossa mente do que se trata. Automaticamente o relacionamos a vendas ou a publicidade, não é uma afirmativa errônea, mas precipitada. Ambos tem relação com o marketing, mas não o define, esses são apenas um dos caminhos que ele possui.
O marketing é uma sequência de processos que visa atender as necessidades de um determinado mercado, ele possui em sua essência passos para que seja feito com êxito. O primeiro deles é manter-se atento as necessidades que o seu cliente possui, é valido ressaltar que não há como criamos essas necessidades, o que se faz é estimular os seus desejos, motivá-lo a criar por si só. Essas necessidades variam de pessoa para pessoa dependendo de sua localização geográfica, cultura e ideologias. Muita das vezes, nem mesmo o próprio consumidor tem noção do que ele precisa, então o marketing tem como função antever futuros desejos e executá-los com tanta eficiência que o produto venda por si só.
Podemos então dizer que o marketing tem a função de prever o mercado, ou adequar-se a ele trazer algo de diferente e até mesmo, renovar um produto já existente. As novidades geram curiosidade aos consumidores e quando suas expectativas são atendidas aumenta-se a confiança em determinado produto, serviço e/ou empresa.
Quando se tem o desejo atendido a credibilidade em