Marketing - a Lógica do Consumo
O Livro “A Lógica do Consumo” aborda temas interessantes sobre o que influencia pessoas a consumir diariamente, através de estratégias de marketing. Baseado numa grande pesquisa realizada pelo autor sobre Neuromarketing, o livro trás verdades surpreendentes sobre o que atrai a atenção dos consumidores no momento de decisão de uma compra. De fato, o principal objetivo do autor era responder a simples pergunta: Porque o consumidor escolhe uma determinada marca em relação à outra? Através do estudo de Neuromarketing e usando equipamentos para medir as áreas de atividade cerebral durante a exposição a propagandas e logomarcas o estudo mostra como reagimos à publicidade, o que capta nossa atenção. Com isso foi possível identificar que nem sempre o que as pessoas falam é o que realmente desejam.
Conforme relatado ao longo do livro, podemos identificar o quanto é importante o papel do marketing, da propaganda e a força das marcas para o universo do consumo. Através dos inúmeros exemplos como: Coca-Cola, Ford, Apple, entre outras, fica evidente a constatação de que por traz das propagandas há sempre uma estratégia forte para atrair mais e novos clientes, e, consequentemente, gerar mais consumo. Estratégias simples, porém, extremamente eficientes.
A pesquisa realizada pelo autor nos mostra fatos interessante. Concluí que o interesse despertado nas pessoas através da propaganda (ou marketing) pode estar ligado a algum tipo de experiência do indivíduo ao longo da vida.
São muitos os estudos citados no livro, mas o estudo sobre os fumantes foi o maior já realizado sobre o tema e tinha como objetivo descobrir por que as propagandas realizadas nas campanhas antitabagismo, como mostrar nas carteiras de cigarros fotos impactantes de fumantes e também proibir propagandas de cigarros, não estava surtindo efeito sobre a sociedade. Martin Lindstrom explica porque as advertências posicionadas nas embalagens de cigarro (”fumar causa câncer