O antigo regime - história 8ºano
O Antigo regime português na 1º metade do séc. XVIII
Despotismo esclarecido ou iluminado :
O “ despotismo esclarecido ou iluminado “ trata-se de uma nova concepção do absolutismo , segundo o qual o poder não tinha quaisquer limites , nem mesmo os costumes do reino , e era exercido para o bem e para o para o progresso do povo.
Ou seja o “despotismo esclarecido ou iluminado” ficou marcado ficou marcado por um reforço do poder do estado apoiado em ideias de progresso e da razão.
Os objetivos de Marquês de Pombal eram :
Modernizar a administração ; Tornar o estado forte.
A submissão dos grupos privilegiados e a promoção da burguesia:
Marquês de Pombal pôs em prática , um conjunto de ações de repressão contra o clero e a nobreza;
Expulsou os jesuíta, pois os jesuítas é que dominavam o ensino com Portugal até à data e esta expulsão significava acabar com o bloqueio às reformas culturais e no ensino.
Na nobreza muitos membros de família nobres foram perseguidos e condenados. A família dos Távoras foi das mais perseguidas, já que foram acusadas de tentar assassinar o rei D. José I e por isso os seus principais membros foram mortos.
Pelo contrário a burguesia foi protegida pelo marquês de Pombal que lhe deus títulos nobiliárquicos
Tratado de Methuen:
O tratado de Methuen era celebrado entre Portugal e Inglaterra e estabelecia que Inglaterra tivesse aberto o mercado internacional ao vinho português e Inglaterra passou a poder colocar os produtos têxteis em Portugal. E com isto criou-se um falência das primeiras medidas mercantilistas , o que significou uma forte concorrência ás manufaturas portuguesas , pois os produtos ingleses tinham preços mais baixos e eram de melhor qualidade.
Medidas mercantilistas postas em prática pelo Marquês de Pombal :
Criou grandes companhias comerciais;
Desenvolveu um pograma manufatureiro :
Reanimou as fábricas reais de lanifícios concedendo-lhes