Resumo conceitual de Lógica
Termos/ Referências
Lógica
Proposição
Premissa
Conclusão
Inferência
Silogismo
Paralogismo
Termos
Proposição
Silogismo
Inferência
Silogismo
Paralogismo
Definições
Estudo filosófico do raciocínio válido; Ela examina de forma genérica as formas que a argumentação pode tomar, quais dessas formas são válidas e quais são falaciosas.
Na lógica aristotélica uma proposição é um tipo particular de sentença, a saber, aquela que afirma ou nega um predicado de um sujeito. Fórmula considerada hipoteticamente verdadeira, dentro de uma dada inferência.
Resultado obtido após a análise das premissas e proposições
Processo pelo qual se chega a uma conclusão baseada em premissas; Processo de derivar conclusões lógicas de premissas conhecida ou decididamente verdadeiras. Obs: TODA inferência possui um argumento correspondente.
Conexão de ideias; Raciocínio; Argumentação lógica perfeita, constituída de três proposições declarativas que se conectam de tal modo que a partir das duas primeiras, chamadas premissas, é possível deduzir uma conclusão.
Reflexão; Raciocínio; Raciocínio falaz, ou seja, falso mas que tem aparência de verdade.
Exemplos
The snow is white. → A neve é branca. → A precipitação de pequenos cristais de água congelada é branca.
Silogismo regular é o argumento típico dedutivo, composto de 3 proposições - Premissa Maior (P), Premissa Menor (p) e
Conclusão (c) - onde 3 termos, Maior (T), Médio(M) e Menor (t), são compostos 2 a 2. Num silogismo, as premissas são um ou dois juízos que precedem a conclusão e dos quais ela decorre como consequente necessário dos antecedentes, dos quais se infere a consequência. Nas premissas, o termo maior (predicado da conclusão) e o termo menor (sujeito da conclusão) são comparados com o termo médio, e assim temos a premissa maior e a premissa menor segundo a extensão dos seus termos.
Um exemplo clássico de silogismo é o seguinte:
Todo homem é mortal.
Sócrates é homem.