Marketing - forças competitivas
A competição entre agentes de um mercado ou indústria na concepção de Porter [1989], seja ela nacional ou internacional se dá em torno de forças as quais devem ser identificadas e controladas segundo as estratégias de cada competidor, da estrutura do mercado e das margens de lucratividade perseguidas. Elas, as 5 forças competitivas são distintas em cada mercado, mas estão presentes em todos eles, inclusive, determinando a sua natureza. As forças competitivas são o núcleo da análise e da estratégia competitivas. As 5 forças, cujo vigor de cada uma varia de acordo com o mercado específico, auxiliam na determinação da posição que qualquer organização precisa tomar para se defender de seus competidores a fim de manter seu nível de lucratividade e retorno dos seus investimentos. Elas são válidas para qualquer organização que atue em mercado de qualquer amplitude, interno ou internacional.
Monopólio é a exploração sem concorrente de um negócio ou indústria, em virtude de um privilégio .
É a posse ou o direito em caráter exclusivo. Ter o monopólio é possuir ou desfrutar da exploração de maneira abusiva, é vender um produto ou serviço sem concorrente, por altos preços. Do grego monos , que significa "um" e polein que significa "vender".
Deter o monopólio é uma situação em que uma única empresa domina a oferta de determinado produto ou serviço. É quando o mercado é dominado por uma estrutura monopolista e não pelas leis de mercado, garantido-lhe super lucro. A maioria dos países possui um conjunto de leis para impedir a formação de monopólio.
Monopólios surgem devido a características particulares de um determinado mercado, ou devido a regulamentação governamental. O monopólio coercivo, significa que a curva de demanda do bem fica negativamente inclinada, na medida em que a demanda da firma e a demanda do mercado são as mesmas.
Oligopólio
Enquanto no monopólio não existe concorrência, o oligopólio é caracterizado por um conjunto de empresas