biogeografia vicariancia
ESPECIAÇÃO
Paleobiogeografia é ramo da Biogeografia vai se preocupar principalmente em identificar, a partir dos registros fósseis, os processos de distribuição, adaptação, diferenciação e extinção de espécies ao longo da história geológica da Terra, buscando responder a questões do tipo: como eram as paisagens terrestres sob condições climáticas diferentes das atuais? Como sobreviveram determinados taxa às mudanças climáticas? Porque certas regiões do planeta apresentam flora e fauna tão singulares? Como as mudanças geológicas do planeta influenciaram na distribuição das espécies?
A parte da biogeografia que estuda a distribuição geográfica dos organismos do passado recebe o nome de PALEOBIOGEOGRAFIA. Através da aplicação de seus conceitos, é possível detectar a influência das “paleobarreiras” na distribuição dos organismos pretéritos.
Daí a importância de se entender, em paleontologia, os princípios básicos da biogeografia.
A Paleobiogeografia é o ramo da Paleontologia que lida com a distribuição de grupos de organismos representados exclusivamente por fósseis. A base conceitual é derivada da
Biogeografia que, por sua vez, é a ciência que busca reconstruir os padrões de distribuição geográfica dos seres vivos e explica-los segundo processos históricos subjacentes.
O estudo das distribuições geográficas dos organismos pode ser dividido em biogeografia histórica e biogeografia ecológica. As explicações “ecológicas” dependiam de
“causas físicas operando no tempo presente”, enquanto as “históricas” estavam relacionadas a
“causas que não mais existem hoje”.
Biogeografia Histórica: como o estudo das distribuições espacial e temporal dos organismos
(ao nível taxonômico), sendo as explicações para estas distribuições baseadas em eventos históricos passados. Está interessado na origem e na relação de parentesco entre as biotas.
Biogeografia ecológica: como o estudo da