Marketing de Serviços
OS 8 P´S DO MARKETING DE SERVIÇOS
Edna cabelereiro
1º P) - Produto: Corte de cabelo.
2º P) Momento e lugar:
Salão de cabelereiro/beleza – Situado em Shoppings ou estabelecimentos de de bairros. Em horário comercial, em alguns casos excedendo 23h.
3º P) Processo:
Cliente chega ao salão acomoda-se no sofá, tem à sua disposição revistas e jornais para assim aguardar a sua vez. Ao ser chamado, inicia-se o processo do serviço. Primeiro passo é lavar o cabelo do cliente, onde usam-se produtos como Shampoo e Condicionador. Após enxágue, pode ser usado produtos para hidratação do cabelo. Em seguida, seca-se com uma toalha e o cliente é levado à cadeira do cabelereiro. Coloca-se uma capa protetora e junto com o cabelereiro é definido o corte (modelo, tamanho). Começa-se o corte e usa-se tesoura e máquina de corte e navalha para acabamento. Ao término do corte, seca-se com uso de um secador de cabelos e tiram-se os fios repicados.
4º P) Produtividade e Qualidade:
O próprio cabelereiro controla a produtividade e a qualidade de seu serviço, onde podem ser medidos através dos produtos utilizados, dos profissionais que auxiliam a execução do serviço e até mesmo através de seus próprios clientes, que possivelmente retornarão ou não ao estabelecimento. Além disso, é importante que os profissionais estejam sempre atualizados e bem treinados para acompanhar as tendências da moda com relação à cortes, cores e penteadoas de cabelos.
5º P) Pessoas:
Para complementar a execução do serviço, é necessário que o estabelecimento possua mais que um profissional, como cabelereiros, assistentes e recepcionistas; para que possam dar todo o suporte e atendimento necessário aos clientes, otimizando o fator tempo, tendo como resultado um atendimento bem sucedido.
6º P) Comunicação e educação:
A comunicação é