Marketing de guerra
ESTRATÉGIAS DE MARKETING DE GUERRA UTILIZADA PELA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA NO SEGMENTO DE MEDICAMENTOS CARDIOSVASCULARES NO BRASIL: ESTUDO DE CASO PRODUTO CRESTOR FABRICADO PELA ASTRAZENECA.
Andreza de Carvalho Pereira
Francisco Ferreira Campos
Gabriela Souto Giacomini
Laércio Milani
Leonardo Alencar dos Santos
Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial para obtenção do Grau de Bacharel em Administração com Ênfase em Marketing das Faculdades Euro-Panamericana de Humanidades e Tecnologias.
Comissão Julgadora
1º Examinador: ____________________________________ Profª. Ms. Eliane I. C. Meira. Data: _____/ _____/ ______
2º Examinador: ____________________________________ Prof. Data: _____/ _____/ ______
3º Examinador: ____________________________________ Prof. Data: _____/ _____/ ______
Agradecimentos
Agradecemos primeiramente a Deus, familiares, amigos e todas as pessoas envolvidas que diretamente ou indiretamente contribuíram para realização deste trabalho. Em especial a professora e orientadora Ms. Eliane I. C. Meira e colaborador da AstraZeneca Brasil Olavo Correa.
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso pretende ilustrar os conceitos de Marketing de Guerra, aplicados à realidade que observamos no segmento da indústria farmacêutica, especificamente o tratamento de doenças cardiovasculares. O produto Crestor foi criado para atender este segmento do mercado, pela empresa AstraZeneca, uma das maiores companhia farmacêuticas do mundo. No Brasil desde o ano 2004, o Crestor vem conquistando mercado atualmente é o segundo produto mais vendido. Para conquistar esta posição, entendemos que muito dos conceitos de Marketing de Guerra foram aplicados, utilizando ações agressivas e inovadoras.
Utilizando como base bibliográfica a obra de Ries & Jack, este projeto analisa os princípios expostos pelos mesmos nas