Extrusão
O que é: na extrusão o material é forçado através de uma matriz, de forma similar ao aperto de um tubo de pasta de dentes.
Formas resultantes: Praticamente qualquer forma de seção transversal vazada ou cheia pode ser produzida por extrusão. Como a geometria da matriz permanece inalterada, os produtos extrudados têm seção transversal constante.
Características: dependo da ductilidade do material a extrudar o processo pode ser feito a frio ou a quente, em altas temperaturas. O produto é essencialmente uma peça semi-acabada.
Uso - produtos mais comuns: quadros de janelas e portas, trilhos para portas deslizantes, tubos de várias seções transversais e formas arquitetônicas. Produtos extrudados podem ser cortados nos tamanhos desejados para gerarem peças, como maçanetas, trancas e engrenagens. Em operação combinada com forjamento pode gerar componentes para automóveis, bicicletas, motocicletas, maquinário pesado e equipamento de transporte.
Materiais: Alumínio, cobre, aço, magnésio e chumbo são os materiais mais comumente extrudados.
EXTRUSÃO DIRETA
No processo básico, denominado direto um tarugo cilíndrico é colocado numa câmara e forçado através de uma abertura de matriz através de um pistão hidráulico. A abertura da matriz pode ser circular ou de outro formato.
Extrusão Direta - Daremos mais atenção à extrusão direta, que é o processo mais utilizado pelos extrusores.
Tarugos fundidos devem passar pelo tratamento de homogeneização, etapa fundamental para o aumento da eficiência no processo de extrusão e garantindo propriedades mecânicas do produto final, melhor acabamento superficial do perfil e aumento da vida útil da matriz.
Após a homogeneização é feito o descarte das pontas (pé e cabeça do tarugo), que visa eliminar as impurezas que normalmente são encontradas nessas regiões.
Antes de ser processado o tarugo é aquecido para que obtenha propriedades próprias para ser extrudado. Este aquecimento pode ser realizado em fornos a gás ou em