Marketing Cultural Modalidades E Estrategias De Comunica O Institucional
DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL
CUNHA, Patrícia Faleiros da; GRANERO, Arlete Eni
1 CONCEITO
Para entender o Marketing Cultural é essencial esclarecer primeiramente o que é cultura, já que esta é a chave para se discutir este tema. Investindo em cultura a empresa beneficia a si mesma e a sociedade em que está inserida, logo se estabelece uma relação de troca que agrada ambas as partes.
Cultura para Neto é o processo de desenvolvimento e enobrecimento das faculdades humanas. Um processo facilitado pela assimilação de trabalhos acadêmicos e artísticos e ligado ao caráter progressista da era moderna. (2002, p.17)
Para Muylaert (1995, p.17 e 18) cultura pode ser entendida como “manifestações espontâneas de um determinado grupo social que, uma vez incorporadas ao seu “modus vivendi”, o caracteriza e o distingue dos demais.”
E acrescenta refere-se às atividades nos campos da arte, da literatura, da música, do teatro, da dança ou qualquer outra que expresse uma forma de organização social, não só como manifestação original e de característica exclusiva de um determinado povo, mas também de outros, num intercâmbio permanente de experiências e realizações, isto é, o conceito primitivo de cultura, regional e caracterizante, passa a ter um sentido universal e pleno, pressuposto que leva a considerar um povo culturalmente avançado aquele que tem acesso ao conhecimento e a informação.
REC – Revista Eletrônica de Comunicação - © Uni-FACEF 2008 – Edição 06 – Jul/Dez 2008 1
Compreendendo as definições de cultura pode-se entendê-la melhor e perceber como ela é um importantíssimo método de crescimento intelectual de um povo. As manifestações culturais divertem, encantam, informam e para a empresa aparece também como um meio de ligação e comunicação com a sociedade.
De acordo com Las Casas (2006, p. 3) “o marketing é uma atividade de comercialização que teve a sua base no conceito de troca. No momento em que os indivíduos e organizações