Marketing como forma de relacionamento
Resumo:
O artigo traz para duscussão o uso do marketing cultural dentro de uma perspectiva do marketing de relacionamento com clientes, analisando as contribuições teóricas e práticas para o tema e propondo a sua utilização como uma estratégia abrangente que atinge os diversos públicos-alvo de uma empresa. O trabalho também aproveita para apresentar e discutir as leis de incentivo à cultura, colocando-as como aliadas na oferta de uma política cultural empresarial ao mercado.
Palavras-chave: marketing cultural, marketing de relacionamento, patrocínio das artes e cultura, estratégia empresarial
Abstract:
The paper brings into discussion the use of arts and culture sponsorship – hereby named cultural marketing – in a customer relationship marketing context, analysing both theoretical and practical contributions to the theme and proposing its use as an encompassing stategy aimed at all of an enterprise’s targeted markets. The work also presents and discusses Brazilian cultural incentives laws, placing them as allies toward the implementation of a business’ cultural policy.
Keywords: cultural marketing, customer relationship marketing, arts and culture sponsorship, business strategy
1.INTRODUÇÃO
O artigo que segue pretende trazer para discussão uma estratégia de marketing desconhecida pela maioria das empresas e que pode ser um diferencial competitivo interessante quando se quer buscar o aprofundamento do relacionamento com clientes e demais stakeholders.
As vantagens do marketing cultural são múltiplas, como se verá adiante. A primeira que logo chama a atenção é que ele pode ser dedutível dos impostos devidos pela empresa patrocinadora, desde que o projeto cultural patrocinado seja enquadrado nas leis de incentivo das esferas Federal, Estadual ou Municipal. Entretanto, o real diferencial do marketing cultural é a possibilidade de estreitar laços com toda a rede de valor