Comunicaçao organizacional integrada
Comunicação organizacional, comunicação empresarial e comunicação corporativa são terminologias usadas indistintamente no Brasil para designar todo o trabalho de comunicação levado a efeito pelas organizações em geral. Fenômeno inerente aos agrupamentos de pessoas que integram uma organização ou a ela se ligam, a comunicação organizacional configura as diferentes modalidades comunicacionais que permeiam sua atividade.
Compreende, dessa forma, a comunicação institucional, a comunicação mercadológica, a comunicação interna e a comunicação administrativa. O termo comunicação organizacional, que abarca todo o espectro das atividades comunicacionais, apresenta maior amplitude, aplicando-se a qualquer tipo de organização - pública, privada, sem fins lucrativos, ONGs, fundações, etc. -, não se restringindo ao âmbito do que se denomina empresa. (Margarida Kunsch. Planejamento de relações públicas na comunicaçãointegrada. 2.ª ed. São Paulo: Summus, 2002, p.149-50 (com adaptações).
As organizações devem buscar, entre seus objetivos de comunicação, o equilíbrio dos seus interesses e dos interesses de seu público. Isso será alcançado se a comunicação for planejada de forma estratégica, dentro de uma filosofia de comunicação organizacional integrada.
É estratégica, pois abrange todas as abordagens necessárias para condução do negócio, das pessoas, da imagem, da marca, alinhando discursos informativos, institucionais e mercadológicos.
É uma ferramenta para construir a rede formal e informal de comunicação. Utiliza-se de práticas e ferramentas das áreas de jornalismo, publicidade e propaganda e relações públicas. a ampliação do papel das assessorias, elas deixaram de se focar apenas na gestão dos fluxos de informação (aquelas que entram e saem da empresa) e no relacionamento entre fontes e jornalistas, para desenvolver novas formas de comunicação, como: elaboraçào de houseorgan (informativos, jornais, boletins, revistas);