Discurso de um líder de opsição
Nomes: Dayse Freitas nº: 09 Gisele Barbosa nº: 16 Kleber Lauton nº: 27 Marcos Vinicius nº: 28 Raul Lima Victória Alves nº: 47
Série: 3º D
Discurso- Líder de oposição
Bom dia a todos, meu nome é Gisele Gomes Barbosa e sou a representante do grupo que é contra as cotas em universidades.
O governo defende que as cotas em universidades são uma forma de inclusão social e que, desta forma será possível que todos tenham o direito do ensino superior de forma igualitária, porém ao levantarmos esta questão é possível perceber o quão se contradizem em suas teorias, pois como pode haver uma inclusão de forma igualitária se os mesmo fazem uma divisão mais forte e camuflada?
Avaliando todos estes conceitos é possível notar que, mesmo que existam as cotas para a valorização daqueles que não possuem as mesmas oportunidades que outras, sempre haverá um pensamento superior. Vejamos o caso dos brancos e afrodescendentes: um afrodescendente entra na universidade através das cotas e claramente fica óbvio que ele necessitou delas para entrar, ou seja, não possui capacidade suficiente para entrar na universidade sem uma “ajudinha”.
E ao invés de ser uma forma de tornar a sociedade mais igualitária e sem preconceito, a lei contribui de forma inversa, pois os alunos brancos e professores tratarão o aluno afrodescendente com indiferença, pois enxergarão que o estudante só está ali devido à ajuda das cotas e que não é totalmente capacitado para ocupar uma cadeira universitária.
Outro ponto levantado pelo governo é que a lei também visa de certa forma amenizar todos os feitos causados com os afrodescendentes, como a escravidão. Só que ao mesmo tempo em que fazem uma lei para dizer que essa crença de que os afrodescendentes são inferiores aos brancos já foi desmentida, e que a cor da pele não implica na capacidade mental. A lei quer o