Comunicação Organizacional Integrada
É estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção (buscam o mesmo objetivo), visando a sobrevivência e o desempenho de uma organização em uma realidade complexa e que se altera de forma muito rápida. A CIO pressupõe uma junção da comunicação institucional, mercadológica, administrativa e interna que formam o composto da comunicação organizacional, devendo ser um conjunto harmonioso, apesar das diferenças e das especificidades de cada setor, resultando na eficácia da comunicação organizacional.
A Comunicação Organizacional situa-se como uma ferramenta estratégica que pode ser utilizada como elemento de diferencial competitivo por parte das empresas.
Premissas básicas da CIO:
Planejamento das Ações comunicativas;
Integração das atividades entre os profissionais (jornalistas, publicitários e administradores de marketing);
Conteúdo das mensagens, através de diferentes instrumentos de comunicação.
A importância da CIO planejar estrategicamente a comunicação nas organizações e administrar relacionamentos com os públicos; valorização da dimensão institucional: missão, visão e valores => posicionamento institucional.
As ferramentas de comunicação são instrumentos que auxiliam na composição do setor de Comunicação Empresarial de uma empresa.
A Comunicação Interna ajuda a descobrir boas pautas para os diversos veículos de comunicação de uma instituição, e a ajuda a alinhar os interesses dos seus colaboradores com o planejamento estratégico. Além disso, ao motivar o funcionário, ela colabora para que a organização tenha uma imagem positiva com o público externo.
comunicação organizacional aju- dar no equilíbrio do ambiente interno, ela também exerce papel estratégico no relacionamento da organização com o ambiente externo: As informações trazidas e trocadas dos sistemas sócio-político, econômico-industrial e o sistema inerente ao micro-clima interno das organizações