Marketing por Ana Carla Fonseca Reis
Pólo Universitário de Rio das Ostras - PURO
Produção Cultural
Aluna: Larissa
Disciplina: Marketing Cultural
Trabalho 1 - QUESTIONÁRIO
1a- De acordo com Ana Carla Fonseca Reis, quais são os atores sociais e seus papeis nas atividades relacionadas ao Marketing Cultural?
1b- Disserte especificamente sobre o papel do Estado brasileiro, com foco na atualidade.
2- Muitos produtores culturais utilizam Mecenato e Patrocínio como sinônimos, o que é incorreto. Diferencie os dois termos. Diga qual deles está mais relacionado ao Marketing Cultural e justifique porque é possível fazer essa aproximação.
3- Na atual fase do capitalismo descreva quais são os motivadores que levam as empresas a investirem em projetos culturais.
4- Explique quais são as modalidades de Marketing Cultural que uma empresa pode investir e diga qual é o retorno empresarial em cada uma destas modalidades.
5- A partir da apostila “O Desafio de Elaborar e viabilizar projetos Culturais” e dos debates em aula, dê um passo a passo para um proponente: inscrever seu projeto via Lei Rouanet e, depois de aprovado, captar recursos. Respostas
1a- São cinco, Estado, artistas e demais criadores culturais, instituições culturais, intermediários culturais e comunidade empresarial.
O Estado tem seu papel perante ao Marketing Cultural se manifestando de três maneiras: planejador, produtor e avaliador. Mais do que considerar a cultura de forma compartimentalizada o governo possui a capacidade única integrar as diretrizes definidas também para outros setores , como social o economico entre outros, formando uma grande estratégia de atuação.
Para a implementação da política cultural o Estado age de duas formas, direta e indireta. Na forma direta um agente cultural as vezes realizando projetos que lhe parecem fundamentais. Para isso, ele garante a existencia dos instrumentos da política cultural, criando e mantendo as instituições de carater público e os