fernando chacel
(1931- 2011)
Fernando Magalhães Chacel, nasceu em 5 de abril de 1931, no Rio de Janeiro.
Até definir-se como arquiteto-paisagista, trilhou caminhos profissionais sempre inclinado ao mundo das artes. Ele próprio se definiu como “alguém que age e trabalha com base na sensibilidade e intuição”.
Em 1948, ingressou na Escola Nacional de Belas Artes, depois se transferindo para o curso de Arquitetura.
Em 1952, conheceu Burle Marx e trabalhou de estagiário em seu atelier. Este contato foi decisivo na carreira de Chacel, decidindo-se por ser arquiteto paisagista. O dois anos com Burle Marx permitiram-no aprender “o ofício de paisagista, por pensamentos, palavras e obras”.
Chacel se formou arquiteto em 1953, pela então Universidade do Brasil.
Durante mais de 50 anos de carreira, Fernando Chacel exerceu atividades profissionais como professor, diretor de parques e jardins e desenvolvedor de projetos paisagísticos.
Nos anos 60, foi diretor de parques e jardins da Guanabara. Depois, fez trabalhos, entre outros, para Furnas e Itaipu, onde realizou seu maior projeto paisagístico.
Para o Ministério da Educação, montou um curso de planejamento paisagístico com o geógrafo Aziz Ab'Saber. Ao lado de Rosa Kliass, foi um dos fundadores da Abap (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas).
Sidney Linhares, seu sócio, destaca o trabalho do amigo nos parques da gleba E, na Barra da Tijuca, como um dos mais significativos.
Chacel deu aulas no Brasil e no Canadá. Gostava de terminar seus projetos de madrugada e de trabalhar com equipes multidisciplinares.
Da juventude, boêmia, manteve o hábito de tocar acordeão. No último congresso internacional do qual participou, no Rio, em 2009, apresentou-se com amigos.
Dias depois, sofreu um acidente vascular cerebral e esteve debilitado desde então. Morreu no dia 6 de março de 2011, aos 79.
Projetos:
1: GLEBA E
- localização: Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, Brasil.
- data ou época de inauguração: 1985.