Indio da Costa
Figura 01: Índio da Costa
Fonte: serranossa.com.br
Nascido em 1938, na cidade de Pelotas- RS.
Pai do designer Luiz Augusto Índio da Costa.
“Índio da Costa desde o início de seu trabalho profissional, esteve em contato com os avanços tecnológicos processados na arquitetura dos países desenvolvidos, assimilando idéias e inovaçőes que o levaram a confrontar sua criatividade com a de diversos profissionais no mundo, participando de importantes concursos internacionais.” (Roberto Segre in SEGRE, Roberto. Índio da Costa arquiteto. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003, p, 12).
Em 1955-60 – Cursou a Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizando estágio de um ano no Escritório Saturnino de Brito.
1960-61 – Trabalhou na Companhia Brasileira de Estruturas (Cobe), empresa de construtora sediada no Rio de Janeiro.
1962 – Abriu pequeno escritório na residência de seus pais, passando a trabalhar também como arquiteto na administraçăo pública carioca. Participou do concurso internacional para a construçăo do edifício Peugeot, em Buenos Aires, onde se pretendia construir a torre mais alta da América Latina, com 60 andares.
1965 – Foi premiado pelo Departamento da Guanabara do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-GB) pelo projeto de alojamento de ursos himalaicos no Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, realizado em colaboraçăo com Júlio Diniz Pinheiro, a pedido do arquiteto-paisagista Fernando Chacel.
1967 – Participou do concurso de projetos para a construçăo da sede da Petrobras, no Rio de Janeiro.
1973 – Passou a dedicar-se integralmente ás atividades de seu escritório. Venceu o concurso de projetos para a construçăo do Centro de Atividades do Serviço Social do Comércio (Sesc), no bairro carioca de Madureira. Elaborado em parceria com o arquiteto argentino Eduardo Paez e o alemăo Hans Butter, seu projeto contou com a participaçăo de