vegetais
Os vegetais e os animais são seres vivos. A diferença entre eles é que os vegetais são capazes de produzir seu próprio alimento. Essa característica é fundamental, pois são os seres que fazem a fotossíntese que sustentam grande parte da vida na Terra. Os animais herbívoros se alimentam das plantas. Os carnívoros se alimentam de animais que se alimentam de plantas ou de outros carnívoros.
CLASSIFICAÇÃO DOS VEGETAIS
Podemos classificar os vegetais analisando várias características que eles apresentam, tais como:
• Tamanho ou forma das folhas;
• Tamanho, forma ou cor das flores;
• O tipo de caule ou o porte da planta.
Uma maneira bastante comum de classificar os vegetais é verificar se a planta produz ou não produz sementes. Além disso, para os vegetais que produzem sementes, é comum separar o grupo das plantas que produzem sementes nuas, isto é, sementes que não estão dentro de frutos, daquelas que produzem sementes dentro de frutos.
VEGETAIS SEM SEMENTES E VEGETAIS COM SEMENTES
• Vegetais sem sementes: os exemplos mais conhecidos são os musgos, as samambaias e as avencas.
• Vegetais com sementes: a grande maioria dos vegetais, incluindo os pinheiros e todas as plantas que produzem flores e frutos, como a laranjeira, o arroz, a aboboreira e o coqueiro.
VEGETAIS QUE PRODUZEM SEMENTES NUAS
As plantas desse grupo não formam flores nem frutos.
O pinheiro-do-paraná, por exemplo, produz a pinha, um estrutura na qual ficam presas as sementes conhecidas como pinhões. Os pinhões não estão no interior de um fruto, por isso dizemos que eles são sementes nuas.
Pertencem à este grupo o pinheiro-do-paraná, o cipestre, o ginkgo e a sequóia.
VEGETAIS QUE PRODUZEM SEMENTES NO INTERIOR DE FRUTOS
Nesse grupo, as plantas formam flores e frutos. As sementes estão protegidas dentro dos frutos. Abacate, abóbora, ameixa, limão, melancia, pimentão e tomate são frutos que têm sementes.
OS VEGETAIS