Vegetal
A capacidade que a célula tem de manter sua composição química diferente da composição do meio externo, selecionando o que vai entrar e o que vai sair, é chamada de permeabilidade seletiva.
As células do bloco retangular que foi levado ao congelador sofreram perfurações na membrana provenientes dos cristais de gelo formado, o que acarretou a liberação de pigmentos.
A temperatura influencia diretamente na saída do pigmento betanina do interior da célula, pois o aumento da temperatura agita as moléculas e desorganiza a permeabilidade diferencial das membranas.
A PERMEABILIDADE seletiva das membranas é mantida na faixa de temperatura biológica (0 a 40°C) ;
Em temperaturas -15 e 60°C as membranas foram respectivamente destruídas e desnaturadas, e portanto não existe permeabilidade seletiva.
1) Por que a absorbância é baixa entre 10 e 30oC e aumenta em temperatura mais elevadas? Em temperaturas entre 10 e 30oC não ocorre danificação da membrana, assim a absorbância é baixa. Já em temperatura mais elevada, como 60oC, o pigmento extravasa para meio externo, desestruturando as proteínas e danificando a membrana.
2) Por que a absorbância é alta quando se congela o cilindro de beterraba? Pois no congelamento há formação de cristais e no descongelamento ocorre extravasamento do pigmento para fora da célula e intensa passagem de água do vacúolo para o cristal, assim a membrana é danificada.
3) Que outro tratamento provocaria o mesmo efeito? Uso de solventes orgânicos
4) Cilindros de batatinha poderão ser usados para estudar a permeabilidade pelo método colorimétrico? Justifique Não, pois a batata não possui pigmentos.
5) Por que os fruticultores armazenam seus frutos em temperaturas baixas, mas nunca inferiores a zero? Em temperatura inferiores a zero ocorre maior dano a membrana devido ao congelamento
6) Desenhe um modelo de membrana, indicando sua constituição química.
7) Qual é a importância